#CasaNova: a reforma, inspirações e projeto do nosso apartamento!

seg

Sempre compartilhei momentos muito importantes da minha história neste blog: oportunidades especiais de trabalho, mudanças excepcionais de rotina, um encontro amoroso capaz de mudar tudo… Pois desta vez venho com muita alegria contar que vou abandonar o ninho e finalmente vou me mudar. E não apenas me mudar: vou descobrir a vida a dois 24 horas por dia juntando as escovas de dentes com meu namorado, parceiro de aventuras e cúmplice de todas as horas. E, uau!, escrevendo aqui parece que acaba de se tornar mais verdade! rs

A post shared by Fernanda Pineda (@feepineda) on

Hoje começo a série de posts #CasaNova para contar um pouco do antes, durante e dos vários depois desse processo tão especial! E vamos começar pelo começo, é claro: o projeto, a quebradeira e as referências que enfiamos debaixo do braço para nos guiar.

NOVATOS EM OBRAS

Começamos a reforma no apartamento em dezembro de 2016 e quem me segue nas redes sociais vem acompanhando de tudo um pouco: da reclamação sobre o preço das coisas até quebradeira de parede e escolha de cores dos armários. E agora esta semana vem a parte boa: finalmente acompanhar a montagem de tudo que ficamos durante meses escolhendo (e pagando! AI QUE DOR NO BOLSO!).

Como era de se imaginar, nem Rafael nem eu tínhamos a menor experiência com obras, mas tínhamos ambos uma memória terrível das obras feitas pelos pais que só tinham dado atraso, problema e dor de cabeça. Para “piorar” as coisas, o espaço do nosso apartamento pedia para ser milimetricamente aproveitado: como dar conta deste casal em menos de 40m²?

AJUDA ESSENCIAL: A DUPLA DE ARQUITETAS

Como não estava nos nossos planos sair furando canos por acaso ou sentar e chorar na primeira guerra territorial por espaço no armário, resolvemos contratar um serviço especial para essa missão! A Michelle e a Adriana da MMaverick Arquitetura planejaram nosso apartamento e foram verdadeiras anjas da guarda nesse processo.

Elas tiveram não só o profissionalismo mas também a santa paciência para nos explicar um milhão de vezes a diferença entre todos os tipos de piso, acabamentos de marcenaria, efeitos de iluminação e  ainda acompanhar momentos cruciais da obra para que tudo andasse mais rápido. Pode parecer simples, mas esta última parte é quase tão importante quanto o projeto em si. É bem difícil trabalhar e conseguir estar à disposição no horário comercial o tempo todo para, sei lá, acompanhar a instalação de uma pedra. Por isso, para todo mundo que me pergunta se vale a pena ter arquiteto, eu respondo que sem dúvida VALE. Foi uma ajuda e tanto para nós! 

sala_antesdepois

A sala/cozinha antes e depois: tiramos balcão, nicho, abrimos a varanda, trocamos os revestimentos, mudamos os pontos de água e luz… Ufa! 

O PROJETO

Depois de um primeiro papo e de uma visita oficial para medir e conhecer o imóvel, chegou a parte de eleger prioridades para definir o projeto. No nosso caso, queríamos ampliar ao máximo o espaço da sala/cozinha, ter um espaço de home office, o maior guarda-roupa possível e também uma cama queen no dormitório.

O projeto 3D da sala + cozinha + home office:

projeto3d

Nesta primeira imagem em 3D foi que finalmente visualizamos nosso cantinho! As cores não são exatamente as que escolhemos no final, mas o foco aí é entender BEM o espaço que tínhamos disponível. Abrimos a varanda com vidro, integramos cozinha, home office e “lavanderia” e separamos uma área de jantar e TV onde pretendemos passar muito tempo! rs

É claro que, mesmo assim, nem tudo ficou “perfeito”, afinal trabalhamos com uma restrição grande. Minha cama será encostada na parede, por exemplo, mas fizemos um exercício de auto-conhecimento para entender o que era inegociável para a gente. No nosso caso, o armário grande, a cama queen e o home office eram importantíssimos. Já um espelho de camarim no banheiro, uma penteadeira no quarto e uma mesa de jantar grande, infelizmente, deixamos para a próxima…

NOSSAS REFERÊNCIAS

Diferentemente de casas e apartamentos com muitos cômodos ou com um grande cômodo único que precisa falar a mesma língua o tempo todo, nosso apartamento tem… Um dormitório. rs Ou seja: antes de pensar em escandinavo, nórdico, vintage ou sei lá o que, precisávamos ser práticos, aceitar a realidade e fazer uma limonada com esses limões.

Mesmo assim, consegui aproveitar muuuito uma série de referências legais do Pinterest e consegui realizar alguns sonhos antigos, tipo uma *cozinha de tijolinho*, que depois descobri se tratar de um revestimento cujo nome é Metro Tile – o meu é da marca Eliane! rs Algumas referências que me apeguei fortemente e que vão aparecer aqui e acolá no resultado final do apê:


montagem

.

99% PRONTO, SÓ QUE NÃO: MUDANDO DE IDEIA! 

Depois de tanto planejamento, nada poderia mudar, não é mesmo? Engano seu, tolinho! rs Ao longo do processo, desistimos de ter dois tipos diferentes de piso e optamos pelo mesmo porcelanato em todo o apê – fácil de limpar e ainda amplia o ambiente! -, testamos 8 cores de tinta “off-white” diferentes, acrescentamos spots de luz e depois acrescentamos mais ainda e fomos mais longe: mudamos o projeto de marcenaria do quarto quase aos 45 do segundo tempo! Mas deu tudo certo e foi a melhor decisão! rs

A post shared by Fernanda Pineda (@feepineda) on

.
Pode parecer fácil de visualizar tudo, mas não é bem por aí – espera o arquiteto aparecer com uma planta falando “vista 1, vista 2″… rs Por isso recomendo a todos uma experiência que tivemos e que foi maravilhosa: ver o ambiente da casa no óculos de realidade virtual, para não deixar dúvida! Quem providenciou esse serviço para a gente foi o Fabio Lauretti e super recomendo para quem estiver com dificuldade de bater o martelo num projeto, especialmente se ele for grande (e caro! rs). Valeu demais a pena!

Nos próximos posts, continuamos o assunto com pintura, móveis/marcenaria e eletrodomésticos! ;) 

Comentários via Facebook

5 comentários

  1. Ludmila

    Vi ontem o tour no insta e… sonhei com vc!! Hahahahahaha
    Vamos ser amigas?

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      uhauahua maravilhosa! <3 partiu tomar um cafezinho! hahaha

      Responder
  2. Auana Sonsin

    Amei ler esse post. Já quero o próximo!
    O apê vai ficar uma lindeza só! <3

    Responder
  3. Carla Profeta

    Que delícia de post! Adorei a novidade e já amei as escolhas! Obg por compartilhar!

    Responder
  4. Renata

    Super super

    Responder

Deixe seu comentário