Youtube lança projetos para valorizar mulheres criadoras

qua

Poucos dias antes do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, o Youtube anuncia uma grande iniciativa para valorizar o conteúdo criado por mulheres na plataforma. São projetos que buscam empoderar vozes femininas e estão unindo youtubers do mundo todo, inclusive do Brasil, em prol da causa.

youtube

unir mulheres em frente e atrás das câmeras é uma das estratégias do projeto

O primeiro (e que causou maior repercussão) é uma parceria de um ano com a ONU, que deve levar youtubers para serem Embaixadoras da Mudança para a campanha de Ações de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Entre as escolhidas, estão Yuya, criadora mexicana com o segundo maior número de inscritos num canal feminino do mundo, a americana Ingrid Nielsen, que revelou ser homossexual e gerou comoção na rede, e também a brasileira Taty Ferreira, que fala de comportamento há tempos no Youtube, porém tem recebido críticas por já ter reproduzido uma série de preconceitos que não condizem com o objetivo da campanha. Críticas à parte, todas têm números bastante substanciais para um projeto desse porte.

 youtube2

Fora a parceria com a ONU, uma série de conversas entre criadoras estão sendo agendadas nos Youtube Spaces pelo mundo. Para celebrar o programa, que uniu 51 canais de 6 cidades do mundo, alguns vídeos foram lançados: o excelente “100 Anos de Mulheres Incríveis”, que tem participação da brasileira Jout Jout, e um segundo sobre os bastidores de todo esse trabalho.

Vale a pena dar play em ambos – o segundo, aliás, ressalta algo que é bem comum em qualquer ambiente de filmagem: equipes quase sempre compostas por homens e pouco espaço para mulheres. Sei bem pois é meu ramo profissional e digo que fiquei até um pouco emocionada ao ver equipes 100% femininas trabalhando por trás das câmeras… :’)

Para saber mais sobre os projetos, leia o blog do Google.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário