O que seu festival de música favorito diz sobre você

qui

Pelo menos quatro grandes e famosos festivais recheados vão comover o eixo São Paulo-Rio este ano. Daqui a poucos dias tem Lollapalooza, em abril tem Monsters of Rock, em maio vem o Tomorrowland e, finalmente, setembro é o mês do Rock in Rio, que comemora 30 aninhos em 2015. Uau!

festival

– Eu nem era nascida e agora tô aqui!

Não sei se você vai em um ou em todos (que eclético rico!), mas eis o que cada festival diz sobre seus frequentadores numa análise nada científica, bem-humorada e simplesmente tendenciosa. ;)

se você é uma criatura lollapaloza:

Das duas uma: ou você veio para assistir a um grande headliner e cairia facilmente na pegadinha das bandas falsas ou você curte várias atrações e comprou os dois dias logo que os nomes foram anunciados. E agora está sofrendo no Twitter tentando montar uma programação que faça sentido. Sou dessas, inclusive.

lolla

Uhul, bandas incríveis que ano que vem já serão irrelevantes!

No primeiro caso, há grandes chances de você atrapalhar o show de muita gente guardando lugar na cara do palco. Não faça isso. No segundo caso, há grandes chances de você se achar o fino conhecedor da música alternativa. Não faça (façamos) isso também. Em ambos os casos, chegar e sair vai ser o inferno na Terra, porque a localização do festival é democraticamente inacessível para todos….!

Gente de todo país, e até dos países vizinhos, viaja para encarar o Lollapalooza em São Paulo, que ganhou ares mais festivalescos com o gramado verde do autódromo de Interlagos. É uma delícia estar lá, mas à noite você vai se sentir o modernete mais sortudo do ano se conseguir vazar dali no primeiro táxi que aparecer. E boa sorte tentando fazer as pessoas acreditarem nessa sua sorte pelo resto do ano!

Lollapalooza
28 e 29 de março/2015
Com Jack White, Pharrel Williams, Calvin Harris e The Smashing Pumpkins

se você é headbanger do monsters of rock:

Sua gaveta de camisetas pretas prova que você não é um fã de Ramones vindo das lojas Riachuelo. Não, não. Você é o verdadeiro fã de rock ‘n roll. Gosta de defender as raízes do estilo e só cortou o cabelo que era próprio para head banging porque começou a trabalhar num escritório coxinha.

monsters

Os tiozões maquiados mais legais que você conhece

Há uma grande probabilidade de você não se interessar por nada novo há pelo menos uns 15 anos e de adorar os streamings de música que podem satisfazer seu desejo obscuro de ter vivido nos anos 70. Sempre acha que os caras das antigas são os melhores e ao mesmo tempo nunca admite que o rock morreu. Enfim, roqueiros. Seres paradoxais que têm músicas boas e camisetas melhores que as do povo do Lollapalooza.

Monsters of Rock
25 e 26 de abril/2015
Com Ozzy Osbourne, Kiss, Judas Priest e Motorhead

se você quer good vibes no Tomorrowland:

Se você vai à primeira edição do Tomorrowland no Brasil, tem lá no fundo a expectativa de dar de cara com uma rave bacana, mesmo desejo provocado por outros festivais eletrônicos. Talvez porque você nunca tenha ido a uma rave, talvez porque você tenha ido numa rave bacana quando elas eram bacanas e agora queira resgatar o sentimento. Três dias depois, você verá que não havia nada para ser resgatado, a não ser seus tênis cheios de lama e uma bad trip tremenda.

tomorrowland

#TorcendoParaVoltarParaCasaDepoisDesseDrink

Mas o festival eletrônico gigantesco também tem suas vantagens. Há espaço para cada um curtir da forma que quiser, sem empurrão para colar no palco por idolatria, afinal, de todos os festivais aqui é o único em que o que mais importa, de fato, é a música. Ou seriam as sensações que ela provoca? Ops. It’s up to you.

Tomorrowland
1 a 3 de maio/2015
Com Afrojack, Autoerotique, Borgeous e Don Diablo

se você é amarradão no rock in rio

Você é aquele que se define como eclético. Vai na roda de samba e se diverte a valer, mas depois canta Coldplay baixinho quando está de ressaca chateado. Também tem o cara que faz parte da caravana dos headliners, assim como no Lollapalooza, mas haja motivação para enfrentar o mar de gente que é o Rock in Rio por uma única atração!

rockinrio

Quanta geeeente, ó quanta preguiça!

Não vale a pena. O festival traz sempre nomes médios que garantem casa cheia, mas dificilmente é alguém que nunca mais vai voltar. E eu acabei de digitar estas duas frases e fui chorar ali no cantinho com os outros fãs de Justin Timberlake que ficaram no sofá se lamentando diante do Multishow. (…)

Bem, você quer tanto a experiência de um festival que pode ser que nem se importe em ver um artista que nada tem a ver com o que você curte tocando no horário anterior. Sim, porque na cabeça dos organizadores, Ivete e Katy Perry estão ali, ó, 100% tudo a ver. E você, ecleticão gente boa, paga caro e faz de conta que curte. Mas curte mesmo?

Rock in Rio
Dias 18 a 20 de setembro e 24 a 27 de setembro/2015
Com System of a Down, Queens of The Stone Age, John Legend e Katy Parry

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário