Menina de onze anos pede mais heroínas para a DC Comics

qua

Existem heróis com mil e uma habilidades, tamanhos e espécies. Mesmo quando esquisitos, todos tem uma boa dose de carisma – vide Groot, de “Guardiões da Galáxia”. E todos, ou quase todos, tem mais uma coisa em comum: são homens. Mesmo árvores costumando não ter gênero.

Uma garotinha americana de onze anos adora quadrinhos e andou percebendo toda essa discrepância. Depois da polêmica envolvendo a hipersexualizada capa de Milo Manara para a Mulher Aranha, essa menina colocou a questão uns capítulos para trás e lançou apenas uma simples pergunta: por que existem tão poucos heróis mulheres? Por que as poucas heroínas que existem não recebem atenção com um filme ou uma série de TV próprios? Boas perguntas, Rowan.

wonder2

“Wonder Woman”: o piloto da série de TV chegou a ser chamado de “constrangedor” pelos críticos

A garota teve vontade de escrever à DC Comics depois de ganhar alguns toys de personagens da empresa da Target. Ela notou que, de 12 personagens disponíveis, só dois são mulheres. E, olha só!, ainda estão perdidos lá no último lugar da cartela.

wonder1

a cartela de Chibis e a cartinha da garota

Embora tenha conseguido uma resposta, Rowan só vai poder assistir ao filme dedicado à Mulher Maravilha em 2017. Até lá, a única coisa que ela tem é um twit com menos de 140 caracteres de dedicação.

A resposta da DC:  

Que tipo de entretenimento poderia ser esse, voltado para garotas? Será possível que algum dia a cultura pop contemple tanto meninos quanto meninas com um quadrinho, ou precisaremos sempre de um “Monster High” à parte?

Ainda na carta, a jovem leitora deu a dica que meninas também gostam de quadrinhos. E reforço o coro: também gostamos de games. E também gostamos de cinema! E também gostamos de não nos ver peladas o tempo todo. 

wonder3

ps: Para quem se interessar sobre o assunto, vale ler sobre o teste de Bechdel. A carta da garotinha, escrita à mão, pode ser lida aqui.

Comentários via Facebook

6 comentários

  1. Chell

    Nada mais justo =D

    Responder
  2. Carolina

    Onze anos e já empoderada <3
    Vale questionar também porque os brinquedos "de menino" são super-heróis e carros enquanto os "de menina" são pias e fogõezinhos. Ora, não podemos gostar de super-heróis e carros?

    Beijo!

    Responder
  3. - Sunday Links #1 - Imaginanda

Deixe seu comentário