Emojização: a palavra mais usada de 2014 foi um simples `<3'

qui

Ainda dá tempo de mais uma retrospectiva de 2014? Pois essa é bem surpreendente. Entre ebola, #selfies, #gamergates e #sonyleaks, a palavra mais usada do ano não foi sequer uma palavra, mas sim um emoji. Eis que o termo mais usado na Internet em 2014 foi ele, o coraçãozinho vermelho cheio de amor pra dar: “<3”.

emoji1

“<3”: o emoji universal

O site Global Language Monitor analisa o conteúdo publicado online há mais de 10 anos e, pela primeira vez, o ganhador não é sequer uma palavra, mas um ícone. Na sequência, outra não-palavra: a boa e velha hashtag, impulsionada por praticamente todas as redes sociais. Já no ranking de nomes mais mencionados, o vencedor foi, infelizmente, “ebola”.

emoji2

A internet clama por “mais amor, por favor”? Estamos ficando mais fofos? Ou estamos empobrecendo todos os idiomas do mundo em troca de algo que simbolize simpatia quando não temos nada além a dizer? Hm… Acho que fico com a última opção. E é uma pena que, além de idiomas, essa escolha empobreça também relacionamentos. Afinal, o que responder para o seu amigo fofuxo quando o assunto é sempre continuado com um simples “<3”? Um cocozinho, talvez?

Em outros anos, o monitoramento indicou que o nome mais mencionado foi “Papa Francisco” (2013), a principal frase “Gangnam Style” (2012) e a palavra mais citada “occupy” (2011). Para os curiosos, a lista completa fica aqui.

Comentários via Facebook

2 comentários

  1. Wanila Goularte

    Sinto que contribuí muito pra isso! Namorado manda uma coisa legal? Coração pra ele. Amiga manda um recado fofo? Coração pra ela. Alguém comenta algo legal no blog? Vários corações. Talvez eu esteja, como você disse, “empobrecendo todos os idiomas do mundo em troca de algo que simbolize simpatia quando não temos nada além a dizer”, mas as vezes a gente só não quer ser rude e deixar a pessoa sem resposta, né?! Mas adorei o post, não fazia ideia disso!

    Responder

Deixe seu comentário