5 Dicas de maquiagem do tempo da vovó

qui

Você já parou para pensar que a sua necessaire de maquiagem hoje é completamente diferente da que sua mãe levava para a faculdade? E absolutamente diferente do que sua avó mantinha na penteadeira na adolescência? Muita coisa que carregamos hoje é novidade bem recente. Só para citar dois produtos que a gente não vive sem, o bb cream chegou ao ocidente somente em 2012 e o primer apareceu pela primeira vez no final dos anos 1990. Foi só bem depois que o produto se popularizou e se tornou item obrigatório de qualquer marca de cosméticos.

Pensando nisso, fiquei absolutamente chocada quando descobri uns tutoriais de maquiagem bem antigos publicados no Youtube! Tudo porque, apesar do uso dos produtos e do pó ser bem diferente do que fazemos hoje em dia, algumas dicas ainda são bem valiosas!

1 e 2: como aplicar a base e melhorar a fixação do batom

Esse vídeo dos anos 60 mostra dois truques que não vão vencer nunca, mesmo depois de 50 anos! Aplicar a base do centro do rosto em direção às extremidades é a melhor forma de ter um resultado natural, cobrindo o que realmente interessa e sem melecar a base do cabelo. A segunda dica é sobre a fixação do batom: aplicar um pouco de pó alguns segundos após a aplicação ajuda a fixar a cor, evitando borrões desagradáveis em mocinhas elegantes.

3. qual sombra escolher para o seu tipo de olho

Jogar bem com luz e sombra é a garantia de fazer uma maquiagem de sucesso que funcione para o seu rosto. Neste vídeo, também dos anos 60, alguns efeitos são explicados com ilustrações bem simples de entender. Sombras claras fazem os olhos aparentarem menores; escuras, maiores. E dependendo do posicionamento da sombra, o resultado final é totalmente diferente.

4. como escolher o tom do pó e da base

A regra é clara há muito tempo: escolha uma cor que se misture com a da sua pele e fique “invisível”. Nem um tom acima, nem um tom abaixo.

5. pele boa é pele limpa

Nossas avós não tinham demaquilante bifásico nem lencinho 3 em 1 para limpar o rosto no fim do dia. No entanto, mesmo sem essa praticidade toda, sabiam que era importante dormir com a pele limpa. Neste vídeo de 1948, a modelo usa creme de limpeza Pond’s e depois remove o excesso usando lencinhos tradicionais. Agora sabe o que é mais engraçado? O produto existe até hoje! Fiquei até curiosa para saber se é bom! hahaha ;)

Comentários via Facebook

6 comentários

  1. paula

    Eu usava Ponds pra remover maquiagem até há poucos anos. Era bom. Mudei pq hj me irrito com demaquilante em creme.

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Mas vc usava esse cold cream mesmo? Que loucura! hahaha

      Responder
  2. Julia

    Fernanda, esse post ficou muito bacana! Eu nunca usei o Ponds pois sempre fico com o pé atrás já que a minha pele é mega fucking oleosa! Beijo.

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      <3 Que legal q vc gostou! Eu nunca usei nada Ponds, mas sempre trago cremes pra minha avó quando viajo. Ela adora! hahaha

      Responder
  3. paula

    Entao! Não sei se era esse exatamente, a tecnologia deve ter mudado um.pouco , mas o que eu usava se chama Pond’s C

    Responder

Deixe seu comentário