10 antes dos Trinta

qua

Confesso que me assustou um pouco escrever esse trinta por extenso no título, mas qual outro jeito de começar se não com um número de impacto? Há 72 horas entrei para o grupo dos 20 e muitos anos que está mais perto dos inta que dos inte. Fiz 26. E neste delicioso clima de revéillon pessoal, é claro que as prioridades mudam dentro daquela grande lista de resoluções-para-a-vida-toda.

Tenho 10 coisas que gostaria de voltar e ver riscadas até a próxima eleição presidencial – agh, agora pareceu bem perto.

 

1. ser anfitriã por um dia

Começando com uma fácil: dar um jantar, uma grande festa, um grande baile. Na adolescência, eu era a responsável pelos melhores bailinhos com dança da vassoura e, por algum motivo, essa veia festeira se perdeu ao longo do tempo. Acho incrível ver todos se divertindo ao redor de algo planejado por você; talvez por isso eu goste tanto de tocar em festas também.

2. me presentear com uma jóia

O que também quer dizer: “se presentear com um luxinho”. Como ultrapassei recentemente a fronteira da massagem profissional, vou direto para o all in com esse desejo adulto. Uma caixinha azul digna de deixar até para as netas, quem sabe?

3. viajar para um lugar exótico

Ir para uma praia na Indonésia, caçar uma aurora boreal, andar de camelo no deserto, o que a imaginação mandar. Mas a primeira opção é a que mais fala alto no coração. Acho que assisti “A Praia” muitas vezes.

4. fazer o dinheiro trabalhar por mim

Hora de ser mais agressiva e aprender a investir dinheiro de verdade, estudar investimentos, aplicações, ações e descobrir o que pode ser mais interessante para o meu humilde caso. Fazer, finalmente, algo que vá além da tradicional poupança.

5. cometer uma loucura socialmente aceita

Fazer uma loucura realmente louca pode ser arriscado, mas uma loucura socialmente aceita pode fazer de você facilmente a pessoa mais interessante de qualquer rodinha. Algumas loucuras socialmente aceitas: morar fora, participar de um reality show, atravessar o país de carro, praticar triathlon, fazer um ensaio sensual, ter coragem de encarar uma plástica, aprender a atirar ou a abrir o tarô.

6. experimentar o offline

Anos de online me fizeram gostar ainda mais de pegar em papéis e de conhecer as pessoas que sobrevivem escrevendo-os. Um desejo meu certamente seria ver algo meu no papel. Um livro seria incrível, mas já ficaria bem feliz assinando uma coluna. Acho o formato fantástico.

7. trabalhar o outro lado

E que lado? O lado B, o artístico. Dublar, formar a banda que nunca formei, rodar um filme, voltar ao teatro, estrear num musical. Sei lá. É mais uma lista que não sei onde começa e onde termina, mas que precisa de atenção – ou ainda fico louca um dia.

8. fazer caridade

De verdade, com a mão na massa. Não basta mandar dinheiro, agasalho, roupa ou comida. Estou falando de trabalho voluntário e de entregar meu tempo para outra pessoa, ajudar com meu próprio esforço ou atenção.

9. e a terapia

Ah, esta deliciosa relação de amor e ódio que começa como uma deliciosa paquera, continua com você saindo pior do que entrou e termina em amor eterno ou em divórcio com separação de bens! No meu caso, sempre separação de bens. Vamos fingir que isso nada tem a ver com meus problemas de relacionamento e aceitar que eu estava me divertindo com os terapeutas errados enquanto não encontro o certo. Que ele apareça até os 30. E me dê alta!

10. chegar aos 30 melhor que aos 26

Cheguei aos 25 melhor que aos 24 e aos 26 melhor que nunca. Continuar neste processo de vida e alimentação saudáveis é um projeto realmente eterno que não quero abrir mão, já que o reloginho não vai andar para trás, no máximo vai correr mais devagar. Aliás, se você aí nunca pensou nisso, tente dar uma chance. Vale a pena.

E você, o que quer fazer (ou já fez) até chegar aos 30?

Comentários via Facebook

18 comentários

  1. MONIQUE CORDEIRO MARTINS DE SOUSA .

    Pra mim, falta apenas 1 ano e meio. Estar perto dos 30 me bateu forte. Tirei de letra os vinte e poucos e os muitos, eu sabia exatamente o que queria, agora eu não tenho certeza! Tô diferente e acho que aos 30 serei melhor, quero ser! Sua lista é bacana e compartilho de várias ideias. Tenho mesmo que fazer acontecer, o tempo tá correndo!! :D

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Gente, mas que complexa essa coisa de saber e depois não saber mais, né? :/ Acho que vivo um pouco disso.

      Responder
  2. Bruna

    Fê, quero muito que você participe de um reality show! hahaha Seria demais!

    Pra mim faltam dois anos, e eu confesso que “trinta anos” é uma coisa que me dá medinho. Também acredito que eu estarei melhor do que agora, mas eu tenho um problema com o tempo passar e as coisas que não voltam. Gostei muito da ideia da lista, e desejo que você se foque bastante em conseguir todas elas. Com certeza vai conseguir muitas! Mas também desejo que você não siga à risca e que se frustre caso não conseguir, afinal, os 30 são os novos 20! :) Ainda temos muito tempo pela frente e nunca é tarde para cometer loucuras socialmente aceitas, por exemplo hahahaha

    Beijos!

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      UIHAUIAHUAIH gente, imagina torcida no BBB? Alocs :P
      Mas você tá certa, os 30 são os novos 20. Vejo os amigos de 30 fazendo coisas que a gente não pode ou nem consegue fazer hoje. Acho que as faixas etárias não são mais tão achatadas quanto antes: tudo se prolonga por mais tempo!

      Responder
  3. Au Sonsin

    Ia ser incrível uma coluna sua!

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Ai, eu bem queria viu? <3

      Responder
  4. Caroline®

    Uma boa coisa pra se fazer antes dos 30: não estabelecer metas ou prazos! Façam o que tiverem vontade, realizem seus projetos, mas não se cobrem por não estarem deste ou daquele jeito quando os 30 chegarem. Sempre dá tempo pra gente fazer as coisas que sonha, seja com 27, com 30 ou com 33. Boa mesmo é a sensação de conseguir! Palavra de quem já passou dos 30 (e da crise dos 30)….

    Responder
  5. Lari

    Mano, fê. Eu acho engraçado pq eu de uns tempos pra cá comecei a achar que o mundo inteiro tá fazendo aniversário comigo e a mesma idade. Daí ver que você (por mais que eu já soubesse) fez 26 anos foi tipo, PQ SÓ EU TO VELHA??? hahahaha… loucuras à parte, gostei muito da sua lista. Eu queria ter chegado aos 27 melhor que cheguei aos 26 e em certos aspectos isso não rolou… espero chegar aos 30 melhor que cheguei aos 27 hahahaha. E o item mais importante que descobri recentemente e que está na sua lista é definitivamente a terapia. Esse ato voluntário de se expressar e sair moído, acabado, destruído e então ver tudo melhorar e você poder se enxergar incrívelmente melhor também. Eu acho que é inclusive umas dos pontos chaves pra chegar aos 30 melhor que chegamos nos vinte e tantos :)

    Responder
  6. Chell

    Existe terapeuta errado? O.o

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Claro que existe! =)
      Cada terapeuta segue uma linha de trabalho, não necessariamente ela pode ser eficaz pra todas as pessoas, afinal somos diferentes. Seu terapeuta pode ser maravilhoso pra você e um grande erro pra mim.

      Responder
  7. Chell

    Nun sabiiaaa…. to fazendo com uma e nun sei agora… rsss ai q confusão rs

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Um terapeuta pode ter diversas formações: ser psicólogo, psiquiatra, psicanalista, enfim. Dentro disso, eles ainda escolhem uma linha de trabalho, pode ser freudiana, jungana, kleiniana, lacaniana, uma grande mistura (o mais comum, e até por isso mais difícil de descobrir de cara se o santo bate) e por aí vai.

      Tem alguns detalhes aqui: http://www.einstein.br/einstein-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/escolha-a-melhor-linha-terapeutica-que-se-adapte-ao-seu-perfil.aspx

      Responder
  8. Vy

    Acho que é uma lista pra vida, afinal,nuncaé tarde pra ousar. Mas ó, A Praia foi filmada em Phi Phi, na Tailândia. Virou um lugar mega turistico, em termos de estruturaé melhor se hospedar em Phuket e fazer um passeio de barco até lá ;)

    Responder
  9. Joana Luiz

    “Chegar aos 30 melhor do que sou nos 26.” – Me identifiquei com esta. Acho maravilhoso termos o foco suficiente para melhorar, para cuidarmos de nós mesmas, dos nossos objetivos, dos nossos sonhos, todos os dias.
    Beijo,
    Joana

    Responder
  10. Tany

    Eu acho que o desejo mais abrangente de todos seria chegar aos 30 e ter orgulho do caminho que eu segui e (quase) nenhum arrependimento, sabe? É difícil, mas seria meu maior desejo.

    Responder

Deixe seu comentário