5 mitos e uma grande verdade sobre academia e musculação

qua

Parece que foi ontem que comecei a musculação… Perdida no meio dos aparelhos, envergonhada diante dos alunos experientes e medrosa quando o professor botava um tijolinho a mais no aparelho. Será que eu aguento? Será que eu posso? Será que eu devo? Vou acordar amanhã parecendo o Hulk de saia? Socorroooo!

Depois de diminuir uns bons números do meu percentual de gordura corporal, venho desmentir 5 mitos que eu jurava de pé junto que eram reais – e, bem, também vou confirmar uma grande verdade….

.

.

Os mitos:

 “Faço exercícios, como direito e mesmo assim não emagreço”

Você é humano? Digo, tem certeza que está treinando certo? Está dando seu melhor? Está fazendo pra valer ou comprou um monte de roupas novas e usou para fazer amigos perto do bebedouro? Anda se entupindo de barrinha à tarde e está tomando o mesmo whey que a sua amiga toma? Ops, pode estar tudo errado – ou pior: a sua “máquina” pode estar precisando de uma regulagem. E só um profissional pode dizer o que está errado. Vá a um médico, faça exames, e converse com um  bom nutricionista.

“Só dá para ter resultado com personal trainer”

Se você já ouviu esse papo na secretaria da sua academia, fuja correndo. Ninguém é obrigado a pagar por um personal para ter um atendimento bacana. É claro que há vantagens em ter alguém dedicado só a você, mas bons profissionais podem te passar um ótimo treino mesmo não estando por perto o tempo todo – e não sei você, mas só de pensar de ter que ficar de papo todo santo dia com o professor, já tenho preguiça. hehe No meu caso, tenho um ótimo treinador nos horários que frequento a minha academia e, segundo ele, já tive até mais resultado que alguns alunos particulares! Quem não tem esse mesmo tipo de atendimento ou quer treinar numa academia pública ou do prédio, pode também pedir uma consultoria de treino por fora; há vários professores especializados nisso.

“Uma academia bonita/roupa bonita/tênis bonito/squeeze bonito são ótimos incentivos”

Quem é que vai acordar cedo para se enfiar no chuveiro maravilhoso da academia? E o tênis lindo pendurado, incentiva quem a sair da cama? Ninguém. Ter uma série de coisas “legais” para te atrair para o universo fitness pode ser até interessante no começo, mas depois de dois meses as roupas já não estão tão novas e o vestiário lindo perdeu o encanto. O que vai te manter motivado são os resultados, portanto procure uma academia com bons profissionais (experimente perguntar onde eles são formados!) e, antes de se inscrever, faça uma visita no horário em que você pretende frequentar. De que adianta o vestiário lindo se às 8h da manhã fica tudo lotado e o barulho de secador vai te deixar maluca?

“Vou dormir princesa e acordar do tamanho da Fiona”

Essa eu custei para entender. Uma mulher não fica “grande” sem tomar suplementos ou levar uma alimentação extremamente regrada. Em resumo? Se você não “vive” para isso, não tem com o que se preocupar, você só vai secar e delinear as curvas. Peça um treino de acordo com o seu objetivo e não fique com medo da palavra “hipertrofia”: com mais músculos, a sua porcentagem de gordura vai cair e o seu metabolismo basal aumentar. A longo prazo, a musculação deixa o corpo não só mais definido, mas mais forte e saudável: seus ossos agradecem! No caso das mulheres, então, o treino com pesos é também uma arma especialmente importante para prevenir a osteoporose.

“Musculação não emagrece”

Emagrece, sim! Mas não entre na sala da musculação contando calorias. O treino com pesos traz gasto calórico durante a realização como qualquer atividade física, só que também faz o corpo continuar gastando energia durante todo o dia, enquanto os músculos trabalhados se recuperam. Fora isso, quanto mais músculos você tem, mais energia vai gastar para fazer qualquer atividade, inclusive ficar sentado em repouso aí no computador. ;)

.

hihi!

.

E a verdade inconveniente:

“O clima de academia é um ‘saco'”

Academia boa é academia quase vazia. Passou do nível do movimento “saudável”, a coisa fica chata, principalmente para os novatos ou para quem trabalha muito e tem pouco tempo para aparecer no treino. Tá cheio de academia que ganha clima de baladinha e azaração no período da noite e outras que, aos finais de semana, ficam lotadas com turmas de amigos 2×2 que revezam todos os aparelhos enquanto conversam sobre a noite passada. Em outras palavras: cha-ti-ce!

Acostume-se a ouvir sobre suplementos, contatos de nutricionista e uns “acelera, molenga!”. Com o tempo, você também pode ficar interessado em falar sobre seus resultados ou algum outro assunto bem específico de treino, e aí é melhor que o papo seja com a própria galera da academia, certo? E se fizer amigos, ótimo! Há vários estudos que mostram que há mais resultados quando se treina com um comparsa! Só não vai ficar monopolizando os aparelhos com a tchurma, tá? ;)

.

 

Comentários via Facebook

4 comentários

  1. Lya

    Lendo esse último parágrafo, lembrei de uma academia aqui que a primeira dica que aparece no 4square é assim:
    “ótima para encontrar amigos!!”
    QUE VAI NA ACADEMIA PARA ENCONTRAR AMIGOS SENHOR

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Lya on 15/05/2014 at 1:52 pm said:

      Lendo esse último parágrafo, lembrei de uma academia aqui que a primeira dica que aparece no 4square é assim:
      “ótima para encontrar amigos!!”
      QUE VAI NA ACADEMIA PARA ENCONTRAR AMIGOS SENHOR

      NÉÉ!!!
      QUEM? ME CONTA? Isso me lembra do casal que se conheceu na academia e dava um beijo a cada troca de aparelho. Pfvr, né? Get a room! hahahaa

      Responder
  2. Helo Inoue

    HAHHAHAHAHAHHAHAHAHHA CÊ TÁ ZOANDO, FÊ ? AHHAAHAHAHA
    detesto esse tipo de casal aahahhahahahaha

    Voltando ao foco, não há incentivo melhor (pra mim) que vestir uma roupa que não tava te servindo

    força !
    beijos

    Responder
  3. Valeria

    Estou fazendo alimentação low carb é meu médico indicou a musculação como auxílio não perda de peso . Mas acho um saco academia !!!!

    Responder

Deixe seu comentário