“It”: o livro-diário da garota Alexa Chung

qua

Alexa Chung e seu livro, “It”

Antes de ganhar uma bolsa com seu nome e sentar na fila A dos desfiles que importam, Alexa Chung era uma simples modelo que escondia o sobrenome chinês e se apresentava para testes com camisetas de dinossauro. É essa uma das coisas que ela conta em seu primeiro livro, “It”.

Mistura de confissões aleatórias com referências de moda e beleza, o livro de tecido rosa surgiu a convite de uma editora. A garota-fenômeno hesitou, mas não desistiu. E tão aí 192 grossas páginas com fotos interessantes e a tentativa explícita e bem-humorada de Alexa mostrar que é só mais uma garota comum. Mas uma garota, há de se dizer, com boas referências, beleza, altura considerável e porte físico “bem aceito”.

.


.

Em “It”, Alexa prova que não tem apenas um bom faro fashion, mas que sabe justificar muito bem suas escolhas através de um punhado de imagens bem gravadas na memória. Coisa rara em dias que estilo é sinônimo de dinheiro. As referências vão desde filmes antigos e rock stars até o próprio avô chinês, que não aceitava vestir qualquer coisa. Diz ela que o avô e as aulas de equitação na infância foram elementos essenciais para suas escolhas até hoje. Fora isso, ela cita alguns ícones de estilo absolutamente improváveis, como Jeremy Irons e suas camisas amassadas (!). Para quem curte o estilo boyish, aliás, o livro é realmente um prato cheio. 

Além de falar obviamente de moda e de sua experiência em dividir a primeira fila com Anna Wintour, a it girl dedica boas páginas a falar sobre sua experiência com pés na bunda e sobre o quanto ela adora música, músicos, karaokês e até o estilo das groupies dos anos 1970, verdadeiras mestres em se vestir “em camadas”. Não por acaso, é bem provável que o episódio de coração partido que ela tanto cita deva ter sido o término com o cantor Alex Turner, do Arctic Monkeys. É um momento do tipo “entendedores entenderão”.

.


.

Leitura leve, livro para abrir e rever de novo os causos e conselhos simples da apresentadora que quase ninguém lembra que é apresentadora. E, sim, lá no final do livro ela dá as dicas dela para tirar uma selfie perfeita.

No fim, em sua tentativa de parecer uma garota “simples” e descomplicada, Alexa parece agora um pouquinho mais especial para mim. A obra direta, despretensiosa e cheia de bom humor cumpriu seu papel. Simpatizei.

Comprei o meu livro na Amazon; chegou em 10 dias.

Comentários via Facebook

10 comentários

  1. Bruna Vieira

    Fiquei muuuito afim de ler, Fe! Será que encontro em alguma livraria de sp?

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Bruna Vieira on 20/11/2013 at 4:28 pm said:

      Fiquei muuuito afim de ler, Fe! Será que encontro em alguma livraria de sp?

      Não sei, Bru! Eu não cheguei a pesquisar por aqui, mas se tiver vai ser importado e provavelmente custar bem caro. :( No total, livro e frete, eu gastei 25 dólares na Amazon! E é um livro liiindo, as fotos são muito bonitas! <3 hahaha

      Responder
  2. Nicole Collino

    Confesso que nunca entendi todo o barulho por causa da Alexa. Para mim, ela era uma menina sem graça, tanto no modo de se vestir quanto nas poses para as fotos. Parece que ela está sempre bored.
    Porém, uma vez encontrei um quote muito bom dela no Tumblr (caso você fique curiosa: http://nihx.tumblr.com/post/62311390860/sometimes-when-i-need-answers-i-like-to-take-my) e se o livro todo for assim, gostoso de ler, eu com certeza investirei meu tempo e dinheiro nele :)

    Responder
  3. Tany

    Tava indecisa se lia esse livro ou não. Achava que seria mais um livro vazio sem nada com nada, mas acho que vou acabar dando uma chance. Acho essa guria um amorzinho e tão linda!

    Responder
  4. Giovanna

    Nunca comentei por aqui… Mas ó: adoro seu blog e esse post me fez comprar correndo o livro _eu já queria, mas estava enrolando! haha

    Beijos (:

    Responder
  5. Bruna

    Voce sabe se tem versão em portugues? Faz um tempinho que estou querendo esse livro

    Responder
    1. Fernanda Pineda

      Não tem em português! O meu eu comprei na Amazon gringa. =*

      Responder
  6. - Links que valem a pena dividir

Deixe seu comentário