Montados demais para meus ouvidos

qua

o quarteto britânico Wilder

Nunca tive problemas em admitir que muitos cantores só fazem sucesso porque tem um visual ou um corpo interessante, ou então que alguns outros artistas dependem demais de sua imagem para lançar qualquer projeto – inclusive “salvar o rock” ou ser a “nova realeza do pop”.

Em todo caso, recentemente vi um blog de música recomendando uma banda indie chamada Wilder. O nome não me incomodou, as referências deles muito menos (Friendly Fires, The Gossip, The Rapture) e  as músicas agradaram bastante, porém dei play  num clipe e pensei: não devia ter visto isso.

Não sei se há algum fã da banda por aí, mas peço aqui uma licença. A música é até bem legal, mas, me diga, que forçação visual é essa:

.

Entendo que a tchurma possa ser moderninha, comprar roupa em brechó, ser hipster e bla bla bla whiskas sachê, mas não consigo achar positivo pensar que teria sido mais legal só ter escutado a música por aí ao invés de ter ido clicar no clipe para ver o conjunto da obra.

Tenho a mais absoluta certeza que existiu um esforço grande para produzir os clipes da banda, que são sim bem feitinhos, só não consigo entender porque essa insistência pesada num estereótipo visual que, além de tudo, já está gasto. Quer dizer,  eles podem até ser assim na vida real, mas a produção de figurino é tão ostensiva – e é tudo tão ensaiado para parecer melancólico durante uma música animadinha –  que o resultado final é falso.

Como  a imagem tem ganhado cada vez mais importância em relação à própria música no lançamento de um artista, acho que vamos passar muito mais por isso daqui pra frente. Alguém aí já des-gostou de um grupo pela sua imagem?

Quem é montado demais para os seus ouvidos?

.

ps: usei esta banda como exemplo recente, ok? E tenho certeza que esta situação vai se tornar cada vez mais recorrente, especialmente com essa fabricação em massa de cantoras-solo-cheias-de-atitude no pop! hehe

Comentários via Facebook

10 comentários

  1. Your Boyfriend

    A primeira que eu pensei foi o Kings of Leon. No começo da carreira eles eram rednecks que sairam de uma máquina do tempo direto de 1973. Hoje eles são os Backstreet Boys do rock.

    Responder
  2. Tati Lopatiuk

    Tem problema se eu disser que gostei? :)

    Responder
  3. Mitza

    O som é muito bacana e montados por montados, eu bem prefiro eles..
    Compara com as bandinhas coloridérrimas e ‘cheias de atitude’ – digo coraçõezinhos que temos por aqui! Éca!rsrsr

    Responder
  4. Jayne Andrade

    Confesso que nem prestei atenção no clipe, acho que além da montação o pessoal precisa de mais criatividade! Mas eu curti bem a música tchu ru ru

    Responder
  5. Thays

    Deve haver algo de errado comigo porque olha, eu achei tudo simples!

    Responder
  6. Dayanne C.

    Eu só consigo lembrar de McFly, que me excluíram instantaneamente da lista de fans assim que começaram a mudar. Mudar tudo.

    Responder
  7. Anmali Ramos

    Só achei que o vocalista tem uma necessidade estranha de abrir a boca demais pra cantar.. sério, dá uma olhada no começo da música, eles faz umas caretas que grr, quase me fez não ver o video até o final!

    Responder
  8. Janaína Rodrigues

    Sinceramente, não vi o vídeo haha Mas já “desgostei” de muitos artistas por conta de sua imagem. Um exemplo é Lady Gaga, canta muito, mas será que só eu que acho ridículo ela vestir carne ou aparecer em um evento dentro de um ovo ou sei lá o que era aquilo… Além de quê, forçar originalidade e criatividade que não existem, uma vez que são bem óbvias suas “fontes”, já é demais, né? haha

    Responder
  9. Gabi

    Por acaso vc lê omanualdocafajeste.com ?

    haha

    Whiskassachê!

    ;*

    Responder
  10. Achei a música muito ‘bacaninha’.
    O clipe é só sem graça.

    A banda que é montada demais para os meus ouvidos (Acreditem) é o Slipknot.
    Amo o som deles, mas acho aquelas mascaras e performance bastante cômicas.

    Responder

Deixe seu comentário