Quebrando a banca…

sex

… Literalmente.

Depois de fazer a via crucis para cuidar do pescoço torto em função das minhas tensões, percebi o quanto as pessoas adoram dizer “relaxe, minha filha”. Seria fácil, porraputaqueopariu, eu acho, se eu fosse relaxada. Mas, veja só, se eu fosse relaxada não ouviria isso, confere?!

Quer dizer, eu sou do tipo que compreende totalmente as motivações do personagem de “Um Dia de Fúria”, com a diferença que não sou agressiva (geralmente) e guardo tudo pra mim, bem nas minhas articulações (!).

Voltei ao divã há uns meses e tenho livre associado minhas ideias deitada num sofá semanalmente. O assunto, claro, veio à tona, e foi assim que me toquei do quão cruéis são todos os que nos mandam relaxar. Se você aí acha inofensivo, eu explico.

Mandar uma pessoa tensa relaxar não é simplesmente dizer para ela “não se preocupar”, é aumentar isso a um grau absolutamente maior. É dizer, na cara dura, que os motivos dela são ínfimos e afirmar, subliminarmente, que ela é um ser humano inferior por se importar com isso.

Sinceramente, é um comentário do mais  preconceituoso,  já que cada um se importa realmente com o que quer e faz dos seus limões uma limonada como dá. Sendo assim prefiro o conselho da minha avó, “vai lavar uma pia de louça”.  É mais honesto.

Dizer “fica calmo” é como tornar um pequeno copo d’água um grande maremoto, a partir do momento que você invalida os argumentos do nervoso, e faz o pobre repensar tudo para relembrar realmente porque está com tanta raiva. Fazendo isso, veja só meu caro, você não só está atrapalhando, quanto está elevando o problema ao quadrado.

Quer ajudar um tenso, nervoso e estressado numa boa? Conte uma piada, indique um livro, brinque de adivinhar o formato das nuvens, faça uma massagem no indivíduo, meu Deus. Proponha qualquer atividade diferente, mas não faça de conta que essa diquinha é inocente.

Tá na dúvida? Melhor simplesmente não falar nada.

Comentários via Facebook

14 comentários

  1. Thais Aux

    Confessar aqui que eu quero matar os malditos filhos da puta que me falam “relaxa”. Vontade de mandar tomar no cu.

    Responder
  2. gi

    ai, adorei muito, fernanda. eu sou mega estressada, tipo, faço concurso público. odeio qdo meu namorado manda eu ficar calma! pqp, não dá pra ficar calma, se desse eu nao estaria tensa, né? duh. tenho vontade de matá-lo às vezes.

    Responder
  3. Melissa Shimoda

    Também acho muita falta de bom senso das pessoas.
    É mais ou menos como quando você está com raiva de alguém e a pessoa diz :”Esquece esse rancor, você é superior a isso ” .

    Não sei como alguém pode dizer essas coisas, provavelmente alguém que nunca foi magoado. Ou gente que não se põe no lugar dos outros, que nem acontece com gente que fala “ih, relaxa “

    Responder
  4. Jullie

    Estressados do mundo, uni-vos!

    Responder
  5. Jackeline Aguiar

    hahahah que texto mais perfeito! Eu sou estressada, preocupa e estou sempre esperando mais das coisas ou pessoas e odeio como o mundo todo resolve me dizer “relaxa”, ninguém v~e que fica pior??!!?? Mandarei este texto para todos… :)

    Responder
  6. Renata

    Não tenho blog, mas navego em vários e sempre quieta. O seu é um deles… Mas o post de hoje é tão “eu” que fui obrigada a comentar. Muita vontade de imprimir seu post e deixar colado mural da cozinha do trabalho, na minha mesa do escritório, na porta de entrada da casa no lugar das tradicionais guirlandas, na casa da sogra, na casa da mãe e levar uma cópia comigo pra mostrar pra qualquer um que me mandasse “relaxar”. O importante é pelo menos a pessoa mais próxima a você entender isso, meu marido acho que conseguiu: esta noite as 02:30 eu estava quase tendo um treco de tão nervoso, e ele do nada pra tentar reverter a situação perguntou: “Ei, me explica melhor porque que você gosta tanto daquele “video tal????”. Resultado: Eu gargalhando horrores. É, acho que preciso voltar ao divã também! Beijos!

    Responder
  7. Tamires

    Apoiado!
    heuheuehu
    a pior coisa q tem é alguém falar para vc relaxar.
    Quando alguém fala isso para mim, normalmente fico mais nervosa, pq qd poderia esquecer o q estava me deixando estrassada, essa pessoa faz eu relembrar de tudo!
    arghhh, não me mande relaxar!
    rs

    Responder
  8. Cá Profeta

    Concordo plenamente!!!! sou estressada de vez em qndo! e detesto ouvir: ai, relaxa! ….. tipo…. n fala comigo!? n precisa, pq falar isso me instiga hsiuahiushiauhsiuhaiushiuahs

    meu adoro essas frases da imagem!! onde encontro mais delas?

    bjosss

    Responder
  9. Cá Profeta

    Concordo plenamente!!!! sou estressada de vez em qndo! e detesto ouvir: ai, relaxa! ….. tipo…. n fala comigo!? n precisa, pq falar isso me instiga hsiuahiushiauhsiuhaiushiuahs
    meu adoro essas frases da imagem!! onde encontro mais delas?
    bjosss

    Responder
  10. Bruna Vieira

    Eu adorei o post (como sempre!). Em geral, me considero uma pessoa calma. Mas, admito que em alguns momentos – por motivos praticamente invisíveis – fico brava e sem paciência. As pessoas que vivem comigo já até acostumaram com isso… Essa certa bipolaridade. Mas, antes era complicado. Odiava quando as pessoas me mandavam ficar calma, relaxar…

    Responder
  11. Tati

    “Muita vontade de imprimir seu post e deixar colado mural da cozinha do trabalho, na minha mesa do escritório, na porta de entrada da casa no lugar das tradicionais guirlandas, na casa da sogra, na casa da mãe e levar uma cópia comigo pra mostrar pra qualquer um que me mandasse “relaxar”.” Renata definiu!

    Responder
  12. Gabelita

    Eu te entendo. Você conseguiu expressar em palavras escritas algo que eu nunca consegui explicar para as outras pessoas.
    Ouvir “Relaxa”, pra mim, faz o mesmo efeito de ouvir “Fique estressada comigo também por estar dizendo isso”. Ainda mais se é daqueles “Relaxas” bem calmos e lentos: “Relaaaaaaaaaaaaaaaaaaxa”…
    É como você disse: se eu pudesse, já teria relaxado! O_o

    Responder
  13. Dafne

    Não imaginava que vc fosse uma pessoa tensa… vc tem uma aparência tão leviana, tão etérea.
    Que o divã possa te ajudar de alguma maneira.

    Beijos

    Responder
  14. Fernanda

    Dafne on 06/09/2010 at 5:41 pm said:

    Não imaginava que vc fosse uma pessoa tensa… vc tem uma aparência tão leviana, tão etérea.
    Que o divã possa te ajudar de alguma maneira.

    Beijos

    Nossa, quisera eu! hahahaha Sou totalmente o oposto. Encano com qualquer bobeira e tenho mania de perseguição. ¬¬’

    Responder

Deixe seu comentário