Infográficos que amamos, parte II: o ciclo das tendências

ter

O ciclo das tendências ou, por assim dizer… Como nasce uma modinha hipster?
.

.

Tendências, dos mais variados tipos, vão e vem – e voltam o tempo todo: hamburgueria is the new temakeria e a vida continua. Este infográfico criado por Emily Miethner e postado no Flavorwire mostra claramente como uma certa “coisa” sai do ostracismo e cai no gosto de um excêntrico, para que este por sua vez inspire os “fashionistas”, que cumprem o papel de absorver, compreender e levar a tendência ao consumidor médio.

Após a moda se tornar bem pegajosa e enjoar, boa parte dos envolvidos começam a negar a coisa em questão, exceto por um grupo engraçadinho que se diz nem aí. A situação se mantem, até que um grupo pare e pense “ah, mas tal coisa até que era realmente legal” e então a coisa legalzinha corre o risco de se tornar um verdadeiro clássico que, vez ou outra, será redescoberto dali algumas décadas por outro excêntrico de olho clínico apurado.

Para mim, é um movimento cíclico no mínimo interessante e se aplica a praticamente qualquer coisa. No infográfico, fala-se de um chapéu, mas realmente  dá para trocá-lo por uma hamburgueria ou temakeria e olha que o mercado de restaurantes nem é tão simples de ser modificado assim.

Comidas à parte, é o velho movimento percorrido pela informação, só que somando a isso os pormenores da modinha: o nicho leva xyz para o mainstream, que consome xyz e devolve para o nicho algo ligeiramente diferente, que por sua vez já lança  abc… E, bem, resumindo: se você corre atrás das “tendencinhas”, estará sempre correndo em  círculos e jamais conseguirá parar de querer comprar – por mais clássico que seu chapéu se torne.

Dica do @bseixas.

Comentários via Facebook

3 comentários

  1. Carina

    Que legal! E se for pensar bem, esse negócio de “ciclo” pode ser visto em vários outros pontos da vida, tipo a literatura, que sempre o próximo movimento nega o anterior, enquanto o seguinte se apropria de elementos daquele primeiro pra fazer um outro! e assim vai…

    Responder
  2. marjory Poison

    uauuu ameiiiii

    Responder
  3. Xu

    Hahahaha amei!! Onde vc acha esses infográficos? São mto bons!!

    bjos

    Responder

Deixe seu comentário