O plágio mora ao lado.

qui

Achou que ninguém ia te pegar, né??

Sempre ao sair de casa para o trabalho, tenho duas opções a seguir pelo bairro antes de pegar a avenida principal. Na verdade, tenho três, mas a terceira só vale aos finais de semana, porque costuma render mais trânsito.

Quando escolho a opção 1, sempre paro num farol para cruzar a tal avenida e encontro um rapaz que vende balas, doces, chocolates, guloseimas e, enfim, outro dia até cupcakes (!) o danado tinha. Ele ficou famoso aqui no bairro porque sempre dava (e dá) oi para todo mundo, no maior swing simpatia.

No primeiro dia que ele apareceu ali, todo mundo deve ter estranhado. No maior estilão garoto-propaganda C&A, vinha com um óculos gigante, terno completo ou calça social, camisa e colete, com um chapéuzinho coco e o tabuleiro de produtos pendurado no pescoço, te dar oi na janela do carro.

Até a história da gripe suína, era tranqs. Eu abria o vidro, cumprimentava e ele sempre fazia uma piada do tipo “puxa, vai passar o final de semana no Brasil ou em Hollywood?” e etc. e tal. Daí veio a gripe suína e eu fiquei com um pouco de “preguiça” de abaixar o vidro pra ele. Ah, sei lá, prevenção, né? São muitos oi’s por dia.

Confesso que na época do auge da gripe, várias vezes andei devagarzinho pra não ficar parada no cruzamento. Ou seja, a típica pessoa que não sabe dizer não pra gente simpática, fazer o que… Mas, isso não importa, o que importa é que ele inovou no farol, vende mais, virou lenda na região e alguns universitários do bairro até fizeram um documentário sobre ele.

Um dia ele inclusive disse para a minha mãe: “este é um trabalho como outro qualquer. Eu poderia estar vendendo um carro com essa roupa na loja ali em frente, mas eu estou aqui vendendo meus produtos para vocês” – e, obviamente, ele estava certo.

Eu admiro esse cara, sou fã, de verdade. Mas daí, eis que ontem eu fiz a opção 2 para ir ao trabalho. Eu tenho feito esta opção até mais do que a primeira, mas ontem, eis que me surge no farol algo familiar.

Um rapaz de óculos gigante, tabuleiro pendurado, calça social e camisa azul brilhante ao sol dá a mão para os dois motoristas da frente, faz piadinhas e tenta vender. OPA! Acho que já vi isso antes. Só de raiva, continuei curtindo meu ar condicionado e não abri o vidro para ele quando chegou na minha janela. Apenas agradeci.

Pois não é muita cara de pau copiar o colega dali a dois quarteirões? E talvez agora eu compre muito mais  tridents do garoto propaganda da C&A, já que talvez ser original signifique criar com a certeza de ser copiado – até mesmo no farol.

.

ps: prometo escrever mais posts assim, já que a galera lá na comunidade diz que gosta. Se você gosta – ou não gosta – me conta lá também! ;)

Comentários via Facebook

15 comentários

  1. Rafael Venturelli

    Talvez o original tenha aberto franquia…

    Responder
  2. Camila F.

    Até o óculos gigante ele copiou??? Safado!

    Responder
  3. michelli

    cruzess até issoo se copia???

    Responder
  4. Igor Faria

    Te falar que aqui em BH tem um exemplo PARECIDÍSSIMO, e é do lado da minha casa tb.

    Num sinal fica um cara bem estilão C&A tb: terno, óculos escuros (não são gigantes esses), simpatia exalando pela pele. Sempre comprimenta todo mundo, dá tchau, deseja bom dia, boa tarde, bom carnaval, boa semana… Enfim, bem igual. É tanta simpatia e sucesso, que já até foi matéria do MG-TV, e no Estado de Minas (jornal impresso). A diferença é que ele vende PANOS ALVEJADOS. Sabe pano de chão? Poisé… E faz o maior sucesso! Já vi neguinho comprando um lote imenso enqnto o sinal não abria.

    Pois bem, eu disse que o caso era parecido, não disse? Então, estou eu outro dia, andando em outra parte da cidade e vejo um carinha bem mais simplório, sem NENHUM “tchan” à mais vendendo o que? PANOS ALVEJADOS! :P

    Eu disse que era PARECIDO, e não igual, ok? Enfim, o segundo carinha não durou 2 dias… Não prestou atenção nas reportagens e copiou a coisa ERRADA da operação do C&A. :P

    Responder
  5. Julia Thetinski

    Isso acontece em todo lugar e a toda hora. As pessoas não buscam por inspiração, elas simplesmente compiam aquilo que acreditam funcionar.
    Tá tudo errado.
    Beijos

    Responder
  6. jullie

    Muito bom!!!!!!!!
    É impressionante como isso acontece, se todo mundo “denunciar” esses coisas de repente o povo que faz isso tome um Semancol. Vou divulgar o seu texto no meu twitter!
    bjussss

    Responder
  7. Dafne

    Ah mas é sempre assim…
    Começam a fazer malabarismo com fogo, uma semana depois tem em todos os sinais malabarismo com fogo!
    Começa com a bola de cristal mágica. Uma semana depois ela multiplicou pela cidade… e por ai vai!
    Ate com bons posts isso acontece! É a vida, todo mundo quer ser hype e ganhar dinehiro. =p

    Beijos

    Responder
  8. Gabriela Reis

    Infelizmente copia é o que mais existe por ai, ser criativo da trabalho, rs, mas por outro lado copiar é tão fácil…
    Ótimo post, bjs.

    Responder
  9. Hanny Meire

    É, quem não cria… copia !

    Responder
  10. jeferson naztick

    é hj em dia o mundo virou um verdadeiro pc todo mundo copia e cola e da certo… fazer o que criatividade é um dom

    Responder
  11. Aline

    Boas ideias são sempre copiadas de alguma maneira. Mas será que não se trata de uma “filial”, rs. Sei lá, vai saber. Talvez o cara tenha expandido o negócio para dois quarteirões, ahaha.

    Beijos Fe.

    Responder
  12. Nicas

    Ah, que bom que você também é assim! Pego uma birra de quem copia os outros! Ainda mais alguém que é essa simpatia toda mesmo no sol quente e mesmo levando uns olhares de censura de uns e outros (Sempre tem o cara que acha que isso não é trabalho, que é coisa de vagabundo só porque é no farol).

    E deve dar um mega desanimo perder vendas para uma copia sua a dois quarteirões de onde você fica.

    Pois até eu quero ir lá comprar Tridents do garoto da C&A agora!

    Responder
  13. Hanny Meire

    Tu tem formspring ?

    Responder
  14. Cris Marques

    Sim Fê, eu também adoro esse tipo de post!!!! hihihi Para vc ver, neh, existe plágio até no farol!!! Eu simplesmente odeio isso, se inspirar é uma coisa, agora COPIAR na cara dura é outra, neh…

    Bjins e espero que vc vá no Blogueria, viu??? =D

    Responder
  15. sonia

    Adorei o post!!! sabe,uma vez pensei em escrever sobre o garoto C&A como vc o chama e publicar em algum lugar, mandar para a revista do bairro, sei lá…Esta semana ele sumiu! Vc agora tem uma gde missão: descubra onde ele está. Será que foi contratado por algum empresário da região? É bem provável, afinal o sonho dele era conseguir um bom trabalho, ser ator e falar ingles…e olha que com o pouco estudo que ele tem, fala muito bem, um portugues correto, e é muito educado. Coisas de berço, simplicidade e humildade transformam um homem!

    Responder

Deixe seu comentário