“Abraços Partidos”: meu filme do ano.

qua

Penélope Cruz em “Chicas y Maletas”, o filme dentro do filme “Abraços Partidos”

Nunca pensei que veria Penélope Cruz com um tino ingênuo de comédia, nunca pensei que com tão poucas mulheres em cena um diretor pudesse, mais uma vez, falar tão profundamente sobre um universo que não é seu, apenas lhe fascina.

“Abraços Partidos” é o filme do ano para mim, não só pela espera e por trazer uma dobradinha de “atriz e diretor” que eu adoro, mas porque, de fato, Almodóvar é realmente meu diretor favorito em atividade e, vou dizer, ele se superou, mesmo voltando-se para um tema que já lhe é caro: o “fazer” do cinema.

Depois de deixar todos na dúvida sobre onde começa e onde termina sua história pessoal em “Má Educação”, Pedro Almodóvar agora nos brinda com uma história complexa, cheia de segredos e paradoxos que fala sim sobre como é produzir, rodar e, mais ainda, finalizar um filme, além de dizer muito sobre o diretor, mesmo não tendo seu roteiro baseado em fatos reais.

Penélope Cruz e Lluís Homar

Com apenas dois papéis femininos marcantes, a trama gira em torno do que estas mulheres têm de fazer para sobreviver e tocar suas vidas mesmo que às custas de carregar e sustentar os homens que amam – e, claro, o enredo passeia também sobre  como homens podem jogar tudo para o alto quando apaixonados.

Penélope Cruz está mais uma vez divina e, definitivamente, alcançou o posto de minha atriz favorita. Como temos um filme dentro de um filme, podemos vê-la trabalhando “mal” como atriz e ao mesmo tempo sendo dramaticamente perfeita.

Enquanto isso, Lluís Homar brilha no papel de um diretor de cinema apaixonado pelo que faz e interrompido por um acidente que lhe deixou cego e que acabou por se tornar uma responsabilidade extra para sua produtora associada, interpretada por Blanca Portillo, que também trabalhou com diretor e protagonista do longa em “Volver”.

Além da costumeira direção de arte e figurinos extremamente bem trabalhados e coloridos (e quentes!) e da trilha sonora escolhida a dedo, “Abraços Partidos” tem uma das fotografias mais belas que vi nos últimos tempos. Os enquadramentos são praticamente quadros, e talvez, ironicamente, tudo isso se deva ao fato do protagonista estar cego.

Bianca Portillo e Lluís Homar


“Los Abrazos Rotos”
é um filme sobre relações humanas, onde o que se é dito é o menos grave dos problemas, onde a verborragia parte de fora pra dentro. É um longa-metragem em que realmente os personagens não precisam ter suas motivações explicadas. Eles estão ali, simplesmente vivendo. É orgânico.

Com uma edição cheia de fusões metafóricas e com alusões deliciosas ao mercado de produção cinematográfico recente, e daí sim se aproveitando da experiência de mais de 30 anos do diretor, o enredo envolve do começo ao fim. E, bem, por isso não quero contar mais: o mistério aqui é importante.

Se você também é cinéfilo e ainda não foi ao cinema, vou te dizer só uma coisa: o filme passou a mais importante mensagem sobre produção que eu já vi na telona: “filmes têm de ser finalizados”.

ps: brinque de “Onde Está Wally?” e encontre a cena em que Penélope fica na mesmíssima posição do cartaz do filme.

Comentários via Facebook

10 comentários

  1. Lívia

    Sem palavras para este post, amei.
    Estou curiosa para assistir o filme, e analisar para fazer a crítica.
    E vc fez tão bem, que acabou convendo-me.
    ameii Fer.
    Quero mais posts assim :)
    bjus

    Responder
  2. Marcia

    Fê, vou me jogar pra assistir o filme.
    O seu crédito para melhor filme do ano em meados de dezembro faz tudo ficar mais válido e realmente me deu vontade de ver.
    Agradecida pela dica!

    Beijokas

    Responder
  3. Rachel Correa

    Ooi!
    Eu assisti o filme ha umas duas semanas… e também achei fantástico. Por tudo que você falou, (ele também é meu preferido) e por que Almodovar sempre consegue voltar a temas e a “expressões” que estão presentes nos filmes. E mesmo assim, não cansa. O vermelho, sempre presente. O contraste vermelho/azul. O personagem homossexual, o drama…
    Mas dessa vez foi ótimo, ne? É de assistir no final de semana, voltar pra casa e ficar pensando… pensando.. pensando… hahahaha eu pelo menos, sou assim =P

    Beijos!

    Responder
  4. Fernanda

    Lívia on 16/12/2009 at 2:29 am said:

    Sem palavras para este post, amei.
    Estou curiosa para assistir o filme, e analisar para fazer a crítica.
    E vc fez tão bem, que acabou convendo-me.
    ameii Fer.
    Quero mais posts assim :)
    bjus

    obrigada, querida! Eu às vezes deixo passar alguns filmes que assisto, não posso! Pode cobrar mais posts assim MESMO! hahaha

    Responder
  5. Fernanda

    Marcia on 16/12/2009 at 9:14 am said:

    Fê, vou me jogar pra assistir o filme.
    O seu crédito para melhor filme do ano em meados de dezembro faz tudo ficar mais válido e realmente me deu vontade de ver.
    Agradecida pela dica!

    Beijokas

    você vai adorar, me conte depois de assistir, tá? ;)

    Responder
  6. Fernanda

    Rachel Correa on 16/12/2009 at 9:35 am said:

    Ooi!
    Eu assisti o filme ha umas duas semanas… e também achei fantástico. Por tudo que você falou, (ele também é meu preferido) e por que Almodovar sempre consegue voltar a temas e a “expressões” que estão presentes nos filmes. E mesmo assim, não cansa. O vermelho, sempre presente. O contraste vermelho/azul. O personagem homossexual, o drama…
    Mas dessa vez foi ótimo, ne? É de assistir no final de semana, voltar pra casa e ficar pensando… pensando.. pensando… hahahaha eu pelo menos, sou assim =P

    Beijos!

    exatamente! Eu vi no cinema, mas minha mãe comprou o piratão e eu super vou assistir de novo até sair o DVD normal! hauhauah

    Responder
  7. Uaba

    Do jeito que você escreveu, deu vontade de ver o filme. Só falta convencer meu namorado, ele odeia esse tipo de filme e ir sozinha nem tem graça. haha Aliás, acho que nunca vi nada de Almodóvar…

    Responder
  8. Isabelle Ferreira

    Já estava querendo assistir esse filme. Esse post é o empurrãozinho que faltava…rsrs

    Responder
  9. Pamella

    Vi ontem e me encantei. Ótimo artigo, falou tudo que eu notei no filme *.*! Maravilhoso. Aliás, eu sei a cena em que a Penélope fica na posição do cartaz: quando cai da escada :). Quando olhei, veio o cartaz na minha cabeça! Filme apaixonante, Penélope perfeita!

    Responder
  10. Fernanda

    Pamella on 13/01/2010 at 2:10 pm said:

    Vi ontem e me encantei. Ótimo artigo, falou tudo que eu notei no filme *.*! Maravilhoso. Aliás, eu sei a cena em que a Penélope fica na posição do cartaz: quando cai da escada :). Quando olhei, veio o cartaz na minha cabeça! Filme apaixonante, Penélope perfeita!

    exato! Mas espero que não leiam seu comentário, pra não ter spoiler! hauhauah :D

    Responder

Deixe seu comentário