10 filmes que a gente vai querer ver!

ter

Aproveitando a semana lotada de notícias sobre o Festival de Cannes, resolvi fazer essa lista de 10 filmes que a gente vai querer ver. São lançamentos para o ano todo (e também para o ano que vem!), resumidos, assim, bem rapidinho: nome, trailer e ficha técnica, porque as imagens falam muito mais!

*dei preferência para trailers legendados quando disponíveis.


.
1. Nine

.


.
Primeiro da lista, Nine é o novo musical de Rob Marshall, mesmo diretor de Chicago. Desta vez, o diretor faz um mergulho no universo de Federico Fellini e traz o filme mais emblemático da carreira do diretor, 8½ (1963), no formato de musical. Além de ser uma oportunidade de rever o trabalho do italiano, o longa ainda traz um super elenco, pra dizer o mínimo.

Com: Daniel Day-Lewis, Sophia Loren, Nicole Kidman, Penélope Cruz, Marion Cottilard, Kate Hudson, Judi Dench e Fergie (sim, do Black Eyed Peas!).
Direção: Rob Marshall (Chicago)
Previsão de Estréia: 25/11/2009 nos Estados Unidos. Não tem data prevista no Brasil.

.
2. Coco Antes de Chanel, “Coco Avant Chanel”
.


.
O longa conta a vida de um dos maiores ícones da moda de todos os tempos. A história começa com a jovem Gabrielle Chanel no orfanato, com dez anos de idade, e segue até que a moça descubra seu talento e se torne a Coco que entrou para a história.

Com: Audrey Tatou, de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain e Código Da Vinci, no papel título.
Direção: Anne Fontaine
Previsão de Estréia: 30/10/2009

.

3. Little Ashes
.


.
Outra biografia, que eu particularmente estou doida pra ver. Pelos atores, pela história e pelos três artistas retratados! Little Ashes coloca nas telonas a conturbada vida de Salvador Dalí em pleno período de revolução na Espanha. Para completar, poderemos observar de perto a relação entre ele e o dramaturgo Frederico Garcia Lorca, além da parceria criativa com o cineasta Luis Buñuel, famoso por O Cão Andaluz (1929). (E se você já está se perguntando, sim, é este o filme em que Robert Pattinson faz o Dalí e dá uns pegas no Lorca.)

Com: Robert Pattinson, Javier Beltrán e Matthew McNulty.
Direção:
Paul Morrison
Previsão de Estréia: 8/05/2009 nos Estados Unidos. Não tem data prevista no Brasil.

.

4. Os Abraços Patidos, “Los Abrazos Rotos
.


.
Apresentado e aplaudido esta semana no Festival de Cannes, Os Abraços Partidos conta a história conturbada entre um diretor de cinema e a atriz principal de seu filme. Numa trama cheia de flashbacks e referências a diferentes escolas de cinema, Almodóvar ainda aproveita para metaforizar a própria história política da Espanha em seu personagem principal. (E eu que sou fã de Almodóvar do começo ao fim, já sei que vou amar. Promete!)

Com: Penélope Cruz, Lluís Homar, Blanca Portillo, José Luis Gómez, Tamar Novas e Rubén Ochandiano
Direção: Pedro Almodóvar
Previsão de Estréia: 24/09/2009, no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

.

5. Paper Heart
.


.
Um filme leve pra continuar. Paper Heart é o próximo filme de Michael Cera. Nesta comédia, uma jovem garota resolve fazer um documentário sobre amor, entrevistando pessoas sozinhas e casais que acreditam terem encontrado sua alma gêmea. O fato é que a menina não tem muita certeza de que encontrará a tampa da sua panela, mas adivinha o que acontece?? AWN! <3

Com: Michael Cera e Charline Yi
Direção: Nicholas Jasenovec
Previsão de Estréia: 14/08/2009 nos Estados Unidos. Não tem data prevista para o Brasil.

.

E a lista continua depois do jump.

6. UP!
.


.
UP! é a nova animação da Pixar que vai na onda de Wall-E e traz mais imagens bonitas do que diálogos engraçadinhos. O filme conta a história de um senhorzinho ranzinza que acaba fazendo uma super viagem sem sair de casa: ele prende milhões de balões de gás em seu telhado e começa a viajar. Por acaso, seu vizinho ficou na varanda e acaba participando da aventura.
Notaram a semelhança com a história do padre baloeiro? Pois é, os próprios produtores da Pixar também. Eles declararam que sentem muito, e que infelizmente existem outros baloeiros malucos também nos Estados Unidos. Como medida para não inspirar criancinhas a fazerem o mesmo, foi pesquisada a quantidade certa de balões para uma pessoa voar sem risco e tentou-se mostrar isso no filme: vários milhões de balões – uma quantidade absurda que seu irmão mais novo certamente não vai conseguir comprar!

Direção: Bob Peterson
Previsão de Estréia: 04/09/2009

.

7. Agora
.


.
Agora fala sobre a vida de Hipátia, filósofofa/astróloga/matemática que viveu no antigo Egito em IV d.C. e que se submeteu a uma vida de renúncias para conseguir ser respeitada num meio dominado por homens. Ao dedicar-se aos estudos integralmente, ela acabou desenvolvendo uma certa aversão pelos rapazes, que ainda assim admiravam-na por sua beleza.

Com: Rachel Weisz, Max Minghella e Oscar Isaac.
Direção: Alejandro Amenábar
Previsão de Estréia: 18/12/2009 nos Estados Unidos. Não tem data prevista para o Brasil.

.

8. Do Começo ao Fim
.


.
Vamos resumir: este é um filme nacional que vai causar muita polêmica ao levantar um tema, digamos, um tanto quanto universal e um tantão maior ainda de polêmico. Do Começo ao Fim fala sobre o amor incondicional entre dois irmãos homens, dispostos a passar por cima de todos os problemas e até dos próprios pais para levarem seu sentimento adiante.

Eu diria: tenso. E necessário! Porque o cinema nacional de hoje está precisando mesmo de uma história universal rodrigueana pra chacoalhar um pouco. Eu, pessoalmente, estava um pouco cansada de filmes “bobões” ou só ligados à crítica social. É claro que é preciso dar espaço para todos os gêneros, mas estava faltando uma história para deixar o público com a pulga atrás da orelha.

Com: Fábio Assunção, Julia Lemmertz, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso.
Direção: Aluizio Abranches, de Um Copo de Cólera
Previsão de Estréia: Início de 2010

.
9. A princesa e o Sapo, “The Princess and the frog”

.


.
Sim, A princesa e o Sapo, o filme da primeira princesa negra da Disney. Todo mundo já deve ter lido algo por aí, então vou resumir: a princesa se chama Tiana e ela vive em New Orleans, berço do jazz nos Estados Unidos. Portanto, podemos esperar muita música boa e muitas indicações ao Oscar de trilha sonora original também. E, sim, claro: um final feliz. 8)

Direção: Ron Clements e John Musker
Previsão de Estréia: 05/02/2010

.

10. Bastardos Inglórios, “Unglorious Bastards”

.


.
Sim, o novo filme de Tarantino!
Como já é costumeiro dos filmes dele, podemos esperar sangue e humor negro, mas dessa vez, digamos que… Mais ainda. Bastardos Inglórios (eta, tradução horrorosa! Isso só soa bem em inglês!) se passa na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Lá, um grupo de soldados judeus-americanos, os bastardos, recebem a missão de espalhar o caos pelo III Reich lá estabelecido.

Banho de sangue, eu realmente não tolero muito bem, mas com Brad Pitt de farda… Eu tolero de olhos bem abertos.

Com: Brad Pitt, Samuel L. Jackson, Diane Kruger, Mike Meyers, Eli Roth.
Direção: Quentin Tarantino
Previsão de Estréia: 23/10/2009
.

E alguns bônus, porque eu não resisto: Precious (o filme supostamente bom que tem a Mariah Carey no elenco), Taking Woodstock ( o que seria de um boyzinho em Woodstock?), Whatever Works (nova comédia desbocada de Woody Allen) e, claro, saiu mais um pôster oficial de Lua Nova. 8)

Comentários via Facebook

16 comentários

  1. Filmes muito bonsssssss…. vou conferir todos…
    se possivel.

    Responder
  2. Camila

    Muito bons, vou conferir…
    Adoro seu blog Fernanda, mas nunca tinha comentado, só ficava de olho, vou passar a comentar agora hehe :)

    Beijos.

    Responder
  3. anie

    o 2° filme deve ser mara *-*

    Responder
  4. Stephanie

    Quero ver “do começo ao fim” e “a princesa e o sapo”, devem ser bonss =D
    beijoss

    Responder
  5. Mel

    amei esse mega post ! fiquei com vontade de ver todos !! principalmente o com o Michael Cera

    Responder
  6. gi

    Ah.. eu quero ver esse da Chanel e o do Dalí… o resto verei com certeza também, mas sem a animação habitual. Na maior parte das vezes são esses filmes dos quais a gnt nem espera nada que nos surpreendem! BJS

    Responder
  7. Cláudia

    Pois menina! Gostei e concordo total com a lista (Chanel! Musical!), mas num dá pra esquecer do Dr. Parnassuss! Último filme do Heath Ledger e que reúne um elenco PERFEITO (pra compensar a perfeição do moço, hêh): Johnny Depp, Jude Law e o irlandês maravilhoso que eu sempre esqueço o nome, Colin Farrell. Tudo sob a direção do Terry Gilliam. (L)

    Tá, isso aí em cima parece release, mas juro que foi espontâneo haha

    Beijo!

    Responder
  8. Cris

    Adorei as escolhas embora eu acredite q alguns filmes como little ashes e los abrazos rotos demorem para chegar aki. Maltida distribuição.

    Responder
  9. Gustavo

    Sendo chato: Hipátia viveu no Egito no século IV d.C. (e início do século V), tanto que ela foi morta por cristãos…

    Sobre os filmes: recomendações interessantes; tentarei ver alguns deles!

    Responder
  10. Fernanda

    Gustavo on 20/05/2009 at 11:44 pm said:

    Sendo chato: Hipátia viveu no Egito no século IV d.C. (e início do século V), tanto que ela foi morta por cristãos…

    Sobre os filmes: recomendações interessantes; tentarei ver alguns deles!

    ops, obrigada.
    Segui as informações do site que apurei e, enfim, pelo visto tava errado. valeu mesmo :)

    Responder
  11. Michelli

    só o dsa Coco não me agrada…rss o resto vou ver tudoo!

    Responder
  12. Cris Marques

    Fiquei com vontade de ver o Little Ashes, o UP! e a A princesa e o Sapo… Que venham logo novos filminhos!!!!!!!!

    Bjins

    Responder
  13. Dana Malua

    Nossa, esse ano teremos lançamentos ótimos! Estou super ansiosa *__*. Amo Cinema.

    Responder
  14. Jean

    Parabéns, exelente conteúdo! Sempre passo por aqui, revigorante….

    Responder
  15. Ariane

    Bm, eu sou suspeita, pois eu qro ver Little Ashes pelo mesmo motivo q a maioria, creio eu: ver Robert Pattinson pelado! Hahauhauah……a história me pareceu ótima, mas q o Rob será um motivo a mais, aaaaaah, isso ele será, hehehe.
    Bjão.

    Responder

Deixe seu comentário