Feb

08

100 fatos sobre a Europa – Parte 1

Tudo o que eu vi, o que você já sabe e o que ainda não te contaram. 100 fatos divididos pelas 9 cidades que visitei e um top 10 geral para não faltar nadinha.

Esta é a primeira parte dos 5 posts que farei contando tudinho, com algumas fotos e muitos links!


LISBOA


“Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu. “

Fernando Pessoa

1. Se você assistiu uma aulinha de literatura cujo tema fosse Fernando Pessoa, com certeza sabe que Lisboa não tem saída para o mar. Por isso, o Rio Tejo tornou-se extremamente importante, pois era ele que levava as naus da capital portuguesa para o mar, para os novos mundos e para o nosso Brasilzão sem dono.  Em inúmeros poemas (principalmente os de Fernando Pessoa!), o Tejo é tratado como um marzão, e qual não foi minha surpresa quando o vi pessoalmente: sim, o Tejo é um marzão. É lindo e é um horizonte sem fim. Poderia passar horas ali olhando as gaivotas e as embarcações modernas que saem minuto a minuto do porto.

2. Lisboa é definitivamente uma mistura equilibrada e perfeita do centro de São Paulo com o pelourinho de Salvador. Se alguém aqui conhecer os três lugares, por favor me corrija se eu estiver errada. 8)

3. O português de lá é lindo. É mais bonito e lembra pouco as reproduções cômicas que encontramos por aqui.

4. Eles amam o Brasil. Melissa, Maria Valentino e Morena Rosa são algumas grifes super in por lá, sem contar a 51. Para eles, importar nossa pinga é com certeza uma boa idéia.

5. Os homens portugueses são triplamente charmosos. É difícil encontrar alguém maravilindo, mas todos eles são bonitinhos e tem cara de homem (e de Orlando Bloom). Só que se você odiar homem com pêlos ou barba, esqueça.

6. Pastelarias estão espalhadas em cada esquina e eu pessoalmente recomendo que vocês experimentem os empanados e (meu preferido!) os “rissóis” de camarão. O engraçado é que lá eles comem essas frituras frias, ao contrário das nossas lanchonetes, que mantem coxinhas aquecidas, por exemplo. Mas, enfim, o recheio é
tão bom que você certamente não vai pensar nisso.

7. O metrô de Lisboa é bem singelo. Ao contrário das outras cidades que eu visitei, que, em sua maioria, tinham estações em cada esquina ou então tinham um bom motivo para não ter metrô (chegarei nisso mais tarde!), as linhas lá são restritas e não dão amplo acesso a cidade. No entanto, é possível conhecer boa parte dos pontos turísticos usando o metrô e tomando ônibus para o restante. Por esse motivo, recomendo que mesmo assim vocês procurem hotéis próximos de estações.

8. Os preços da cidade são bastante razoáveis se comparados ao resto da Europa. Geralmente gasta-se muito para comer e lá é possível comer bem gastando uma quantia ok. É possível, por exemplo, encontrar restaurantes em que você coma bem com até 10 euros. Com relação a compras em geral, os preços também são convidativos, porém não espere encontrar 934873485 lojas transadas. Aparentemente a cidade é bastante tradicional e a moda e os gostos da população refletem isso.

9. Os portugueses são silenciosos e atenciosos. Fale baixo.

10. Um sobe e desce desgraçado: use tênis.



MADRID

11. Eu achei que seria impossível usar meu espanhol (bem enferrujado e, portanto, praticamente portuñol) por lá, mas, por increça que parível, me fiz entender e entendi. Porém, se você achar que não consegue entender o espanhol deles durante a resposta, mande o inglês na lata e pronto. Melhor coisa.

12. Madrid é uma grande metrópole e, incrivelmente, foi a cidade que mais me lembrou Nova York. Muitos letreiros, muita propaganda, muito ônibus e bastante gente na rua, em todos os lugares.

13. A malha do metrô serve bem a cidade e tudo é bastante limpo e organizado, sem ter tarifas caras. As estações são bonitas e os trens vão rapidinho. Para mim, foi o melhor metrô que “pegamos”.

14. Homens estilosos. Não se espante se todos os jovens que você encontrar parecerem ter saído de um clipe new-rave. Aparentemente eles curtem essa coisa de “saí de um editorial de moda e tô aqui”. Ao contrário deles, as garotas se vestem normalmente. Com estilo, mas nada gritante. Ah, os espanhóis são feios. Sem exceções.

15. O inverno por lá não costuma ser tão rigoroso, porém este ano o frio foi mais forte e tinha neve a dar com pau, o que resultou em gelo espalhado por toda a cidade, criando oportunidade para fotos lindas. Se quiserem ver, link pro flickr já!

16. Moda: a Espanha é terra de algumas das grandes redes de lojas mais famosas na Europa. Zara, Mango (aqui MNG e etiqueta do meu sobretudo vermelho da foto, que as meninas têm comentado no flickr e no orkut), Stradivarius e Six são nomes que se vê por todas as esquinas lá. Eu já ficaria contente se tivéssemos a Six por aqui: moderna e anos luz mais barata que a Acessorize.

17. Arte: se você também teve alguma aula de arte, deve saber que grandes nomes da pintura vieram da Espanha, assim como a estética por eles criada influenciou muitos outros pintores clássicos Europa a fora durante o apogeu da coroa espanhola. O país enriqueceu com sua frota marítima imbatível e tornou-se multimilionário, permitindo que a corte acolhesse diversos artistas, como Velázques, famoso por “As Meninas”, 1657, e Goya, pintor de “Saturno devorando a un hijo”, 1823, e autor de retratos da aristocracia.

Além destes clássicos, Espanha é a pátria-mãe do gênio Dalí e do gênio Picasso. Portanto, se estiver na cidade você deve, no mínimo, visitar os dois principais museus: Museu do Prado (arte clássica) e Museu Reina Sofía (arte moderna e contemporânea), que exibem as obras citadas de todos estes artistas e muito mais. E, sim, “Güernica”, 1937, Picasso, é emocionante vista ao vivo e nenhum livro pode reproduzir a sensação que eu tive ao ver aquele quadro gigante ao vivo. Ahm, e bom, você também pode ver no Prado o safadinho “Jardim das Delícias“, 1504, do holandês Bosch e o genial-pervo “El Gran Masturbador“, 1929, de Salvador Dalí. Dalí era foda, só digo isso. Ao vivo, então…

18. Paellas! Ah, delícia. Também fizeram o crime de me dizer que as paellas de lá não são tão boas como as nossas. Peraê, né pessoal? A comida aqui no Brasil é ótima e seguramente uma das melhores do mundo, mas nem por isso nós apresentamos as melhores versões da culinária mundial (aguardem o capítulo sobre as pizzas!). Portanto, entupam-se de paellas se forem à Espanha. Eles têm diversos tipos de paellas conforme os ingredientes que acompanham e é simplesmente maravilhoso. Agora, ok, o café do Brasil é o melhor do mundo. Isso sim está fora de discussão. 8)

19. Os espanhóis falam alto. Bem alto. E são bravos. Presenciei a briga de uma mãe com seus filhos danadinhos e deu muita vergonha alheia. E, ahn, também descobri porque falo alto (família espanhola, vovó espanhola…).

20. Fiquei com muita vontade de voltar para ver Barcelona no verão.

Aguardem o próximo post do Top 100, com os top 10′s de Paris e Amsterdam.
Cidades incríveis onde vivi experiências bizarras, cômicas e (quase) românticas que eu tenho realmente de compartilhar!

ps: aparentemente, Portugal não aderiu à reforma ortográfica. Nem eu. 8)

Related Posts with Thumbnails

Postado por Fê Loverox

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,


26 Comentários (Adicionar o seu?)

  1. Monica
    Feb 08, 2009
    20:11:07

    Tenhm muita vontade de conhecer esses museus, devem ser muito lindos. Mas estou ansiosa mesmo pela seu relato da Itália, é o país que eu mais queria conhecer.
    =)

  2. Dani Danczuk
    Feb 08, 2009
    21:13:21

    Eu amei o sobretudo vermelho e suas fotos estão lindas.
    Meu primo tá na Irlanda e minha tia disse que ele ia fazer um tour tipo esse que você fez. Eu queeeero também… rs
    Ahh e eu não sou muito de tomar café, mas já ouvi dizer que nos outros países o café é pura água suja… rs
    Beijoss

  3. Anna
    Feb 08, 2009
    21:20:49

    Ótimo post, ótimos relatos e eu amei seu sobretudo, haha.
    Beijos

  4. Fernanda
    Feb 08, 2009
    21:47:47

    Dani Danczuk on February 8, 2009 at 9:13 pm said:

    Eu amei o sobretudo vermelho e suas fotos estão lindas.
    Meu primo tá na Irlanda e minha tia disse que ele ia fazer um tour tipo esse que você fez. Eu queeeero também… rs
    Ahh e eu não sou muito de tomar café, mas já ouvi dizer que nos outros países o café é pura água suja… rs
    Beijoss

    SIM, café é agua suja por lá.
    Se for tomar, TEM que ser “espresso”, e ainda assim corre o risco de ser ruinzinho por causa do jeito que eles gostam do grão de café. Me disseram que por lá é mais “torrado” que aqui, o que dá um gosto AZEDO mesmo que o café esteja fraco. É beeeeeeeem estranho. :P

  5. anie
    Feb 08, 2009
    22:58:36

    Acho madrid incriveel *-* ainda kero conhecer :D

  6. Thais
    Feb 09, 2009
    09:08:09

    ah que delicia essa viagem! comc erteza eh uma que ta nos planos da minha vida! que bom que os portugueses gostam de nós, tambem a gente tem tanto da cultura deles ne?
    beijocas!

  7. Jey
    Feb 09, 2009
    09:50:31

    Nossa tô besta! que post show Fê.
    mal vejo a hora de ver os outros posts com curiosidades sobre os paises que vc visitou!
    beijos

  8. *Lusinha*
    Feb 09, 2009
    11:37:54

    Fê, se você aceitar indicação de post, vou deixar uma aqui: depois dos tops 10 das cidades pra gente saber um pouco mais, acho que você deveria fazer um guia da sua viagem. Um como ir, como prepara, onde ficar/onde fiquei… O que você acha?
    Bjitos!

  9. Andrea Cerqueira
    Feb 09, 2009
    16:11:42

    Como eu adoraria conhecer Barcelona também viu… quem sabe nos encontramos por lá… hahaha

  10. ana
    Feb 09, 2009
    16:35:21

    Vou ser sincera e fui direto ler os tópicos de Madrid… rs Espero ir para lá em breve! E já ouvi maravilhas da Paella de lá… ai ai, viu!

  11. Carol Kitty
    Feb 09, 2009
    16:57:17

    Fotos incridibles, Fê! Arraso, total (:
    Como assim falaram que a Paella daqui é melhor que a de Madrid? Gente, eles não são os donos da paella, como que aqui vai ser melhor? Peloamor!
    Ah, nem eu aderi essa reforma ortográfica. Quer dizer, errrr, até as férias acabarem e eu voltar á escrever matérias! Hahaha

    Beijos ;*

  12. Dafne
    Feb 09, 2009
    19:44:22

    Dicas que serão muito uteis quando eu for conhecer o velho mundo… =)

  13. jana
    Feb 09, 2009
    20:07:28

    Oi Fer!

    Adorei conhecer você e AMO SUA FRANJA!

    Vamos manter contato!!!!

    Quero as fotos do making of já enchi a lia hj haha

    bjo

  14. Fernanda
    Feb 09, 2009
    21:33:33

    jana on February 9, 2009 at 8:07 pm said:

    Oi Fer!

    Adorei conhecer você e AMO SUA FRANJA!

    Vamos manter contato!!!!

    Quero as fotos do making of já enchi a lia hj haha

    bjo

    também amei te conhecer, gata!
    vou te adicionar no msn pra mantermos nossos papos franjísticos, porque aquele cabeleireiro não sabe de nada.. huhuh

    A Lia te mandou as fotos? ;) as do pinguim tão ótimas! uisadhiusahd
    beijonn!

  15. jana
    Feb 09, 2009
    21:45:02

    hahahahahah vc leu o abour do nome do meu blog? tem um motivo ótimo!!!

    eu vou colocar o pinguim essa semana!! quero mto as fotos de tdas juntas!!!!
    me add no msn com meu email bizarro: poneidarci@hot

    bjbj

  16. Ariane
    Feb 10, 2009
    10:15:30

    Estou super ansiosa pra ler as outras top lists….(**roendo unhas).
    Bjão.

  17. [...] 100 fatos sobre a Europa – Parte 1 [...]

  18. Dani Falasqui
    Feb 12, 2009
    16:56:40

    Demais *-*
    To adorando saber das suas viagens pela Europa. E você as conta de um jeito ótimo que faz a gente ler tudo até o final :)

  19. Fabio Santos
    Feb 15, 2009
    14:22:03

    Pareço ser o único marmanjo que lê seu blog. Cá pra nós: O seu roteiro de viagem está ótimo. Parabéns pelo post, venho acompanhando sua “farra” pela Europa. Abs.

  20. Fernanda
    Feb 15, 2009
    14:35:57

    Fabio Santos on February 15, 2009 at 2:22 pm said:

    Pareço ser o único marmanjo que lê seu blog. Cá pra nós: O seu roteiro de viagem está ótimo. Parabéns pelo post, venho acompanhando sua “farra” pela Europa. Abs.

    hahaha
    é, na verdade sempre tem mais meninos por aqui, mas eles costumam ficar quietinhos. Espero que tu volte pra terminar de ver minha viagem! ;)

  21. J.F. de Souza
    Feb 17, 2009
    15:03:30

    Olá, Fernanda!

    Excelentes toques! Excelentes fotos também! Tô curtindo acompanhar toda a história desse teu rolê pela Europa!

    Vem cá: qual foi teu roteiro completo?

  22. J.F. de Souza
    Feb 17, 2009
    17:36:32

    Valeu por passar o roteiro! =)

    Tava dando uma espiada nas fotos! Gostei muito! (E encuquei mais ainda com Salzburg… Pareceu um lugar bacana…)

  23. [...] parte dos 5 posts que farei contando tudinho. Se você perdeu as primeiras partes, veja aqui: primeira parte (Lisboa e Madri) e segunda parte (Paris e [...]

  24. [[dbalieiro]]
    Mar 23, 2009
    15:50:11

    [?][oi!!]
    [?][legal o seu post] [;)]

  25. [...] você procura por informações específicas de cidades ou países, veja estes posts: Lisboa e Madrid, Paris e Amsterdam, Berlim e Frankfurt, Salzburg e Veneza e, por fim, Roma. Se você estiver indo [...]

  26. Roberto Sena
    Jul 19, 2009
    14:00:46

    pena que ela nao conheceu outras lojas maravilhosas como lefties, Adolfo Dominguez… e por ai vai… os espanhóis nao sao bravos… sim falam alto… mas nao sao bravos…ela precisa conviver com as pessoas aqui pra entender a maneira de ser…a primeira vista é o que realmente parece… eu também pensei o mesmo nas primeiras semanas até entender que nao é bem assim a coisa. É a maneira de ser deles. É como dizer que todos os ingleses sao frios só porque sao mais “na deles”… fruto da maneira de ser de essa naçao…



Sobre

Fernanda Pineda Vicente
@loverox, 21 anos, São Paulo. Produtora e atriz, formada em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero em 2009 e pelo Teatro Escola Macunaíma em 2008. Cinema, música, teatro e gatos. Colaboradora do Luv luv luv e internetando por aí. Mais?

Square Banner

Ícones

Twitter Youtube Facebook

Twitter

Flickr

@estúdio emme@estúdio emme@estúdio emme@estúdio emme@estúdio emmelançamento - Pantene

Visitantes





Página Inicial | Domínio | Perfil | Arquivos | Links | Contato

Assine o Feed | 24 Visitantes Online

Copyright © 2010 Fake-Doll. All rights reserved.